tag:blogger.com,1999:blog-60849361472473581292024-02-08T11:23:15.714-08:00PROFESSORA NELIAN SILVEIRAprofessora do PROETIhttp://www.blogger.com/profile/16836821388333371931noreply@blogger.comBlogger4125tag:blogger.com,1999:blog-6084936147247358129.post-55507636861893868742011-05-25T12:56:00.000-07:002011-05-25T12:56:46.101-07:00Aprendendo sobre a ordem do alfabetoAutor:Silvia Maria Raposo Bardy<br />
Dados da Aula<br />
O que o aluno poderá aprender com esta aula<br />
Com estas aulas os alunos poderão aprender a importância de conhecer a ordem alfabética por meio de músicas, poemas e outros tipos de textos. <br />
Em termos cognitivos serão trabalhados os seguintes aspectos: <br />
- Língua escrita (análise sobre a língua, leitura e elaboração de textos); <br />
- Interpretação de textos por meio do contato de música e poesias. <br />
Estratégias e recursos da aula<br />
As estratégias utilizadas serão: <br />
- Aula interativa; <br />
- Aula colaborativa e cooperativa; <br />
- Uso da Sala de Vídeo; <br />
- Uso do Laboratório de Informática. <br />
Motivação <br />
Ao iniciar as aulas, o professor deverá apresentar aos alunos a música "Abecedário da Xuxa" (Fig. 1) e a poesia "ABC da passarada" (Fig. 2). Tal apresentação poderá ser feita da seguinte maneira: a música poderá ser transmitida em vídeo e a poesia poderá ser lida aos alunos, mas é importante que eles vejam a letra de ambas, para que possam perceber e visualizar as letras do alfabeto em sequência! Após a apresentação de ambos, deverá perguntar qual a semelhança que existe entre eles. <br />
Avaliação<br />
A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos. O professor deverá perceber ao final das aulas se os alunos entenderam a importância da ordem do alfabeto para o aprendizado da língua portuguesa e também para facilitar a organização de muitos materiais, como listas, agendas, entre outros materiais. <br />
Por meio da “Tarefa de Casa” o professor também poderá perceber se os alunos entenderam o propósito das aulas e se conseguiram apreender os conhecimentos. Os seguintes aspectos deverão ser avaliados: <br />
- Língua escrita (análise sobre a língua, leitura e elaboração de textos); <br />
- Interpretação de textos por meio do contato de música e poesias. <br />
Aprender é cada vez mais importante e é através da sequencia das letras que iniciamos a organização de um lugar, um dicionário, de uma agenda e outros mais, é buscando este site abaixo que iremos começar com a historia do alfabeto.<br />
<a href="http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=19201">http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=19201</a>professora do PROETIhttp://www.blogger.com/profile/16836821388333371931noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-6084936147247358129.post-21686390146501849452011-05-06T06:41:00.001-07:002011-05-06T06:41:13.632-07:00professora do PROETIhttp://www.blogger.com/profile/16836821388333371931noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-6084936147247358129.post-88889975155697566082011-05-06T06:06:00.001-07:002011-05-06T06:06:43.702-07:00file:///home/aluno/Desktop/Nelian/frases-bonitas-5.jpgprofessora do PROETIhttp://www.blogger.com/profile/16836821388333371931noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-6084936147247358129.post-15795584089161410872011-05-06T05:36:00.000-07:002011-05-06T06:01:29.843-07:00Quem sou como professor e aprendiz<title></title> <style type="text/css">
<!--
@page { margin: 2cm }
P { margin-bottom: 0.21cm }
-->
</style> <br />
<div align="center" class="western" style="margin-bottom: 0cm;"><br />
</div><div align="center" class="western" style="margin-bottom: 0cm;"><br />
</div><div align="justify" class="western" style="margin-bottom: 0cm;"><br />
</div><div align="justify" class="western" style="margin-bottom: 0cm;">Como professora procuro através de minhas aulas buscar atividades criativas e interessantes que envolvam meus alunos, despertando a curiosidade e o interesse de todos.</div><div align="justify" class="western" style="margin-bottom: 0cm;">Participação e interação são dois objetivos bem importantes para minha turma, uma vez que trabalho com alunos de 6º ano com grande defasagem de aprendizagem e de convivência, sendo sempre necessário ouvir para compreender melhor o ser humano que cada um é . Através desses objetivos conheço melhor os meus alunos, suas dificuldades, seus anseios, sua família e sua vida. Assim tenho condições de mudar minha formar de ensinar quantas vezes for necessário e colocar meus alunos frente a um ensino de qualidade, de desafios, de conquistas. </div><div align="justify" class="western" style="margin-bottom: 0cm;">Sou Nelian Silveira de Souza professora do Projeto Tempo Integral,PROETI, 6ºano da Escola Estadual Professor José Américo Barbosa.</div>professora do PROETIhttp://www.blogger.com/profile/16836821388333371931noreply@blogger.com0